V JORNADAS DEL GRUPO IBÉRICO DE ARACNOLOGÍA

Estudo da fauna aracnológica do Parque Natural da Serra da Estrella: família Araneidae (Araneae)

Pedro Reis SOUSA

CIBIO/UP - Centro de investicação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto, Campus Agrário de Vairão, 4485-661 Vairão (PORTUGAL). pr_sousa@yahoo.br

     O presente trabalho resulta dum estudo da fauna aracnológica do Parque Natural da Serra da Estrella (PNSE), iniciado em Outubro de 2003, cujo objetivo é a realização de uma cartografía actualizada das espécies presentes.

     O PNSE situa-se na região da Beira Interior e engloba grande parte da área da Serra da Estrela, parte integrante do Sistema Central Ibérico e a mais alta de Portugal Continental, que se caracteriza por um diversificado conjunto de habitats e duma fauna e flora igualmente variadas.

     A fauna aracnológica do PNSE foi, no passado, objeto de alguns estudos esporádicos, a maioria dos quais realizados há mais de 50 años. O trabalho já realizado envolveu pesquisa bibliográfica, destinada a sintematizar os dados disponíveis, e trabalhos de campo, com a finalidade de ampliar os conhecimentos ao nível do inventário e da distribuição das espécies.

     Entre os resultados já disponíveis, este primeiro estudo programado da aracnofauna do PNSE permitiu inventariar mais de metade das famílias de Araneae citadas da Península Ibérica (e 3/4 das famílias conhecidas de Portugal Continental),  apresendando-se uma lista preliminar, bem como um esboço cartográfico, das espécies da familia Araneidae recolhidas no PNSE.