Labidognata - Diz-se de uma aranha cujas quelíceras orientam o seu plano de articulação base-unha sensivelmente perpendicular ao plano sagital.
Lábio ou Labium - Nos ácaros, extensão do subcapítulo e da parede faríngea que limita lateralmente a cavidade préoral. Em pseudoescorpiões, esclerotização interna da cavidade préoral; nestes existe um lábio superior e outro inferior. Peça labial.
Lamela - Estrutura de forma laminar. Em ácaros oribatídeos, estrutura laminar que se situa longitudinalmente na parte anterodorsal do corpo.
Lâmina - Placa delgada, foliácea y esclerotizada.
Lâmina dental - Em pseudoescorpiões, base onde se inserem as filas de dentes dos pedipalpos ou das quelíceras.
Lâmina externa - Em alguns pseudoescorpiões, rebordo laminar que percorre longitudinalmente o dedo fixo das quelíceras pela sua face lateral externa.
Lâmina infranal - Lâmina situada abaixo do ânus.
Lâmina maxilar - Nas aranhas, coxa dos pedipalpos quando apresenta expansões laminares em direcção à sua margem interna. Maxila.
Lâmina supranal - Placa laminar situada acima do ânus.
Lâmina supraquelicérica - Nos opiliões, pequeno esclerito situado abaixo do bordo frontal e acima das quelíceras.
Lamela - Estrutura laminar nos pentes dos escorpiões; dispõem-se em série e servem de base a uma grande quantidade de terminações sensoriais; possuem uma certa mobilidade e inserem-se no corpo do pente, ao pé de cada fulcro. Dente pectinal.
Lamela branquial - Estrutura laminar de função respiratória.
Larva - Etapa inicial no desenvolvimento postembrionário dos ácaros; emerge do ovo ou de uma etapa regressiva chamada prélarva.
Lentícula ou lentículo - Área de cutícula clara ou translúcida na região anterior do notogaster de ácaros euoribatídeos, associada a células fotorreceptoras subjacentes. Órgão fotorreceptor.
Linha ecdisial - Linha por onde de debilita e rasga a cutícula durante a ecdise ou muda.
Lira - Parte do órgão estridulatório sobre a qual se arrasta o pente.
Lirifissura - Sutura que se distribui pela carapaça e apêndices de alguns pseudoescorpiões; agrupam-se formando conjuntos que se assemelham a uma lira.
Lóbulo basal - Nos escorpiões, protuberância localizada no bordo interno do dedo móvel do pedipalpo, oponível à sutura basal do dedo fixo.
Lorum - Nas aranhas, placa ou esclerito na parte dorsal do pedicelo.